Centro Colaborador em
Alimentação e Nutrição do Escolar
de Santa Catarina


 


FORMAÇÕES AOS ATORES ENVOLVIDOS COM O PNAE

 

Com o objetivo de garantir maior eficiência e eficácia do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e a promoção da alimentação escolar saudável, o CECANE/SC promove ações de capacitação dos atores envolvidos no PNAE.

Para o ano de 2010, o CECANE/SC aprimorou a metodologia de formação, desenvolvendo as Formações Integradas

A formação envolve, previamente, oficinas de sensibilização com secretário de educação, nutricionista e presidente do CAE, estabelecendo-se parcerias quanto aos objetivos, metodologia e co-responsabilidades durante esse processo. A formação integrada divide-se em 4 momentos:

1) O grande grupo – Apresentação do CECANE com visão global do PNAE - atores e responsabilidade (abertura e apresentação do PNAE com todos os participantes em conjunto); Discussão sobre Direito Humano à Alimentação Adequada;

2) Grupos Específicos - “Eu como sujeito responsável pelo PNAE (apresentação dos conhecimentos específicos, com divisão dos participantes de acordo com as suas atuações);

3) Projetos Coletivos - “Elaboração de Projetos Municipais para aprimoramento do PNAE “ para construção de um plano de melhoria da alimentação escolar municipal;

4) Apresentação dos Projetos Municipais – “Apresentação das construções dos Projetos Coletivos Municipais”.

Dessa forma, a Formação Integrada promove reflexões e construções coletivas de ações estratégicas para  da alimentação escolar considerando as especificidades dos municípios, o fortalecimento dos princípios e diretrizes do PNAE, do direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional.


Por meio deste novo modelo de formação, ainda em 2010 o CECANE/SC formou 622 atores envolvidos com o PNAE de forma integrada (31 nutricionistas, 117 CAE´s, 138 profissionais da educação, 205 merendeiras/cozinheiras e 131 agricultores familiares) de 36 municípios, respeitando temas e atividades comuns, bem como as especificidades de cada sujeito envolvido com o PNAE.

Em 2011 o CECANE/SC realizou a formação de Lages. Formando 8 nutricionistas, 25 conselheiros de alimentação escolar, 46 cozinheiras/merendeiras, 27 profissionais de educação e 36 de agricultores familiares.

Em 2012 o CECANE/SC levou a Formação Integrada ao território do Planalto Norte. Realizou-se 3 formações, integrando 18 municípios em três pólos: Mafra (São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo), Canoinhas (Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Irineópolis, Porto União e Três Barras) e Caçador (Caçador, Matos Costa, Calmon, Leblon Régis, Santa Cecília e Timbó Grande).

Em 2013 o CECANE/SC levou a Formação Integrada ao território do Contestado, no meio Oeste Catarinense. Realizou-se 3 formações, integrando 30 municípios em três pólos: Joaçaba (Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval do Oeste, Ibicare, Joaçaba, Lacerdopolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias, Vargem Bonita e Tangará). Duas formações em Xaxim, a  primeira nos municípios de (Abelardo Luz, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e Xanxerê) e a segunda nos municípios (Entre Rios, Galvão, Ipuaçú, Jupiá, Lageado Grande, Marema, São Domingos, Xaxim e Coronel Martins).

Em 2014 o CECANE/SC realizou uma Formação Integrada na região de Campos Novos, atendendo 10 municípios da região do Planalto Sul Catarinense (Campos Novos, Curitibanos, Monte Carlo, Zortea Abdom Batista, Vargem, Brunópolis, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta e Frei Rogério).


O resumo das atividades por ano pode ser encontrado nessa tabela:

Ano

Nutricionistas

CAE's

Merendeiras/Cozinheiras

Profissionais da Educação

Agricultores

2008

47

161

292

 -

2009

 -

89

231

45

 

2010

31

117

205

138

131

2011

8

25

43

27

36

2012

 23

 66  158  74  52

2013

26

51 143 61 40

2014

06

16 39 22 18


 mapa formacao

 

Atividades Realizadas em 2014

 

12ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Campos Novos

 A formação integrada foi realizada nos dias 08, 09 e 10 de abril , na região do Planalto Sul Catarinense (município sede de Campos Novos), envolvendo 10 municípios:

  • Campos Novos
  • Curitibanos
  • Monte Carlo
  • Zortea
  • Abdom Batista
  • Vargem
  • Brunópolis
  • São Cristóvão do Sul
  • Ponte Alta
  • Frei Rogério

A Formação beneficiou cerca de 93 escolas por meio da formação de 101 atores sociais (6 nutricionistas, 16 membros do CAE, 39 merendeiras, 22 profissionais da educação e 18 agricultores familiares).

 Todos os municípios formados elaboraram planos de aprimoramento do PNAE, destacando-se os temas sobre a compra da agricultura familiar e melhoria da atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar.

Além das Formações Integradas, em 2014, o CECANE realizará duas formações específicas: a primeira voltada a representantes do setor de compras de municípios da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Águas Frias, Águas de Chapecó, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambú, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Quilombo, Serra Alta e Chapecó), e a segundo com membros do CAE da região dos municípios do lato Vale do itajaí. 

 

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.


Atividades realizadas em 2013

Foram realizadas três formações integradas na região do meio Oeste Catarinense, envolvendo 30 municípios e beneficiando 190 escolas e cerca de 29.667 mil escolares.

A formação integrou 348 participantes, no entanto, devido a exigência de 75% da frequência para recebimento do certificado, 321 pessoas foram considerados formados. Destes, 26 (8%) nutricionistas; 51 (16%) CAE´s; 143 (45%) cozinheiras/merendeiras; 61 (19%) profissionais de educação e 40 (12%) agricultores.

Ao final das formações, cada município participante elaborou um plano de ação para aprimoramento do PNAE de acordo com as potencialidades e necessidades locais. Destaca-se que a maioria dos municípios priorizaram questões relativas à reestruturação e articulação do CAE, articulação intersetorial do programa, fomento da produção agrícola familiar para alimentação escolar, educação nutricional e melhoria de condições de trabalho das cozinheiras e nutricionistas.

9ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Joaçaba

 O CECANE/SC realizou a 9ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar na região de Joaçaba. O evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2013, na cidade de Joaçaba (Oeste Catarinense), nas dependências da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 

 Participaram 106 pessoas. Destas, foram formados 98 participantes com direito ao certificado (no mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (9), conselheiros de alimentação escolar (15), merendeiras/cozinheiras (45), professores (19) e agricultores (10) de 13 municípios da região:

 

  • Água Doce
  • Capinzal
  • Catanduvas
  • Erval Velho
  • Herval do Oeste
  • Ibicare
  • Joaçaba
  • Lacerdopolis
  • Luzerna
  • Ouro
  • Treze Tílias
  • Vargem Bonita
  • Tangará

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.  

 

10ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Xanxerê (Realizado em Xaxim)

O CECANE/SC realizou a 10ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar na região de Xanxerê. O evento ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2013, na cidade de Xaxim (oeste catarinense), nas dependências da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (CELER).

 A formação obteve 130 participantes. Na oportunidade foram formados 123 participantes com direito ao certificado (no mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (8), conselheiros de alimentação escolar (20), merendeiras/cozinheiras (57), professores (28) e agricultores (16) de 08 municípios da região:

 

  • Abelardo Luz
  • Bom Jesus
  • Faxinal dos Guedes
  • Ouro Verde
  • Passos Maia
  • Ponte Serrada
  • Vargeão
  • Xanxerê

 

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.


11ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Xaxim

 

O CECANE/SC realizou a 11ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar. O evento ocorreu nos dias 02, 03 e 04 de julho de 2013, na cidade de Xaxim (oeste catarinense), nas dependências da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (CELER) 

 A formação obteve 112 participantes. Destes, 100 participantes receberam certificado (mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (9), conselheiros de alimentação escolar (16), merendeiras/cozinheiras (41), professores (20) e agricultores (14) de 9 municípios da região:

 

  • Entre Rios
  • Galvão
  • Ipuaçú
  • Jupiá
  • Lageado Grande
  • Marema
  • São Domingos
  • Xaxim
  • Coronel Martins

 

Além das Formações Integradas, em 2013, o CECANE realizou três formações específicas com a rede estadual de educação de Santa Catarina (formação para 30 merendeiras das escolas em auto-gestão da região da Grande Florianópolis e outra para 10 membros do CAE responsável pela rede estadual) e com a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (formação de 32 conselheiros do CAE) com representantes de 10 municípios da região: Águas Frias, Águas de Chapecó, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambú, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Quilombo, Serra Alta e Chapecó). As formações específicas não estavam previstas no plano de ação e foram realizadas mediante solicitação e parceria com as respectivas entidades.

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.

 

Atividades Realizadas em 2012


Foram realizadas três formações integradas na região do planalto norte catarinense, envolvendo 20 municípios e beneficiando 474 escolas e cerca de 51.403 mil escolares.

A formação integrou 390 participantes, no entanto, devido a exigência de 75% da freqüência para recebimento do certificado, 373 pessoas (110,4% da meta proposta) foram considerados formados. Destes, 23 (164,3% da meta) nutricionistas; 66 (122,2% da meta) CAE´s; 158 (125,4% da meta) cozinheiras/merendeiras, 74 (102,8% da meta) profissionais de educação e 52 (72,2% da meta) agricultores.

Ao final das formações, cada município participante elaborou um plano de ação para aprimoramento do PNAE de acordo com as potencialidades e necessidades locais. Destaca-se que a maioria dos municípios priorizaram questões relativas à articulação intersetorial do programa, desenvolvimento de programas de educação nutricional, reestruturação e articulação do CAE.

 

6ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Caçador

 

O CECANE/SC realizou a 6a Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar na região de Caçador. O evento ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2012, na cidade de Caçador (meio oeste catarinense), nas dependências do a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIPAR).

 

Participaram 115 pessoas. Destas, foram formados 112 participantes, entre os quais nutricionistas (7), conselheiros de alimentação escolar (18), merendeiras/cozinheiras (50), professores (30) e agricultores (15) de 07 municípios da região:

  • Caçador
  • Lebon Régis
  • Santa Cecília
  • Ibian
  • Matos Costa
  • Calmon
  • Timbó Grande 

 

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.  

 

 

7ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Canoinhas

 

O CECANE/SC realizou a 7ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar na região de Canoinhas. O evento ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2012, na cidade de Canoinhas (norte catarinense), nas dependências da Universidade do Contestado (UnC).

 

A formação obteve 148 participantes. Na oportunidade foram formados 138 participantes com direito ao certificado (no mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (8), conselheiros de alimentação escolar (27), merendeiras/cozinheiras (58), professores (30) e agricultores (15) de 06 municípios da região:

 

  • Canoinhas
  • Porto União
  • Três Barras
  • Irineópolis
  • Major Vieira
  • Bela Vista do Toldo

 

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.

 

8ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Mafra

 

O CECANE/SC realizou a 8ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar. O evento ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2012, na cidade de Mafra (norte catarinense), nas dependências da Universidade do Contestado (UnC).

 

A formação obteve 127 participantes. Destes, 123 participantes receberam certificado (mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (8), conselheiros de alimentação escolar (21), merendeiras/cozinheiras (50), professores (21) e agricultores (23) de 7 municípios da região:

 

  • Mafra
  • Campo Alegre
  • Rio Negrinho
  • Papanduva
  • Monte Castelo
  • Itaiópolis
  • São Bento do Sul

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.


Atividades Realizadas em 2011

Formação Integrada na região de Lages

O CECANE/SC realizou a 5ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar. O evento ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2011, na cidade de Lages (região da serra catarinense), nas dependências da Universidade do Planalto Norte (UNIPLAC).

Considerando o número de escolas e de escolares matriculados nos municípios contemplados com a Formação Integrada, o CECANE/SC atendeu um total de 274 escolas, beneficiando 17.240 escolares

Integrando 160 participantes, sendo que 142 pessoas foram considerados formados (com o mínimo de 75% de frequência). Destes, 8 nutricionistas, 25 conselheiros de alimentação escolar, 46 cozinheiras/merendeiras, 27 profissionais de educação e 36 de agricultores familiares. A formação beneficiou 9 municípios:

 

  • Lages
  • Correia Pinto
  • Bocaina do Sul
  • Cerro Negro
  • São José do Cerrito
  • Painel
  • Palmeira
  • Capão Alto
  • Anita Garibaldi


Todos os municípios formados elaboraram planos de melhoria do PNAE, destacando-se os temas sobre a compra da agricultura familiar, a educação nutricional, melhoria da atuação do CAE nos municípios e melhoria da infra-estrutura das cozinhas e refeitórios escolares.

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Clique aqui e acesse seu certificado.

Confira as imagens do evento.


Atividades Realizadas em 2010

Em 2010 foram selecionadas 4 regiões a serem contempladas com a formação, cujos critérios consistiram nos seguintes pontos: interesse social, não participação em formações anteriores e recente posse da gestão do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). As regiões contempladas foram a região do oeste (Maravilha), alto vale do Itajaí (Rio do Sul) e meio oeste (Concórdia e Videira). Seguindo os critérios descritos, foram selecionados cerca de 10 municípios em cada região.

Confira aqui os mapa dos municípios que contemplados com a Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar no estado de Santa Catarina para o ano de 2010.

 

1ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Maravilha

O CECANE/SC realizou a 1a Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar na região de Maravilha. O evento ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2010, na cidade de Maravilha (oeste catarinense), nas dependências do Maravilhas Park Hotel e na UNOESC.

Participaram 159 pessoas. Destas, foram formados 140 participantes, entre os quais nutricionistas (9), conselheiros de alimentação escolar (24), merendeiras/cozinheiras (47), professores (31) e agricultores (29) de 08 municípios da região:

  • Maravilha
  • Cunha Porã
  • Saltinho
  • Serra Alta
  • Iraceminha
  • Flor do Sertão
  • Santa Terezinha do Progresso
  • São Miguel da Boa Vista

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos! Os certificados de participação foram entregues no decorrer do evento.

 

2ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Rio do Sul

O CECANE/SC realizou a 2ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar na região de Rio do Sul. O evento ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2010, na cidade de Rio do Sul (região do vale catarinense), nas dependências da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

A formação obteve 181 participantes. Na oportunidade foram formados 168 participantes com direito ao certificado (no mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (8), conselheiros de alimentação escolar (32), merendeiras/cozinheiras (62), professores (37) e agricultores (29) de 09 municípios da região:

  • Rio do Sul
  • Rio do Oeste
  • Presidente Getúlio
  • Ibirama
  • Dona Emma
  • Aurora
  • Atalanta
  • Trombudo Central
  • Laurentino

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos. Os certificados de participação foram entregues no decorrer do evento.

3ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Videira

O CECANE/SC realizou a 3a Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar. O evento ocorreu nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2010, na cidade de Videira (região do meio oeste catarinense), nas dependências da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

A formação obteve 163 participantes. Destes, 154 participantes receberam certificado (mínimo 75% de frequência), entre os quais nutricionistas (7), conselheiros de alimentação escolar (29), merendeiras/cozinheiras (47), professores (34) e agricultores (37) de 9 municípios da região:

  • Videira
  • Iomerê
  • Pinheiro Preto
  • Tangará
  • Arroio Trinta
  • Macieira
  • Rio das Antas
  • Salto Veloso
  • Treze Tílhas

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos. Os certificados de participação foram entregues no decorrer do evento.

 

4ª Formação Integrada CECANE/SC - Região de Concórdia

O CECANE/SC realizou a 4ª Formação Integrada dos agentes envolvidos com a alimentação escolar. O evento ocorreu nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro de 2010, na cidade de Concórdia (região do meio oeste catarinense), nas dependências da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET).

Participaram 162 pessoas. Destes, foram formados 160 atores envolvidos com o PNAE, entre os quais nutricionistas (7), conselheiros de alimentação escolar (32), merendeiras/cozinheiras (49), professores (36) e agricultores (36) de 9 municípios da região:

  • Concórdia
  • Seara
  • Ipira
  • Irani
  • Peritiba
  • Arabutã
  • Alto Bela Vista
  • Lindóia do Sul
  • Itá

 

O CECANE/SC agradece a participação dos municípios envolvidos. Os certificados de participação foram entregues no decorrer do evento.

 

Certificados

  Acesse aqui seu certificado de participação
em formações e encontros do CECANE/SC

(Após 2011)

        
       

 

 

 

 

Imagem resultado assessores

Resultado da seleção dos assessores - Edital 001/2017

Parceiros
Logo FNDE Logo UFSC
Parceiros

Polvo