Centro Colaborador em
Alimentação e Nutrição do Escolar
de Santa Catarina


 


FORMAÇÕES AOS ATORES ENVOLVIDOS COM O PNAE

 

 

FORMAÇÕES 2008 e 2009

 

Durante os anos de 2008 e 2009 o CECANE/SC realizou formações de nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, merendeiras/cozinheiras e professores. Neste período as formações realizadas pelo CECANE/SC ainda não possuíam a metodologia utilizada atualmente (integrada), ocorriam de forma isolada com cada ator.

Em 2008 e 2009, a Sub-Coordenação de Educação Permanente do CECANE/SC formou 850 atores da alimentação escolar, dentre os quais: 528 merendeiras, 230 conselheiros da alimentação escolar (CAE’s), 47 nutricionistas e 45 profissionais da educação, com recursos do próprio FNDE.

 

Atividades Realizadas em 2009

 

Ao término de 2009, o CECANE/SC formou 365 agentes, dos quais 231 merendeiras, 89 conselheiros, 45 professores e gestores. Não houve formação de agricultores agro-ecológicos, apesar de diversas tentativas, devido à indisponibilidade dos mesmos nas datas propostas pelo CECANE-SC.

 

CAE

Foram realizadas 2 formações para Conselheiros de Alimentação Escolar. A primeira ocorreu na data de 21 a 23 de outubro, na cidade de Balneário Arroio do Silva, contemplando 14 municípios da região sul-catarinense: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Laguna, Meleiro, Morro Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Timbé do Sul, Passo de Torres, Tubarão e Turvo

A formação dos conselheiros da região da Grande Florianópolis foi realizada nos dias 25 a 27 de novembro e contou com participação de conselheiros de 12 municípios: Florianópolis, São José, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São João Batista, São Bonifácio, Nova Trento, Leoberto Leal, Alfredo Wagner, Angelina, Itajaí, Gaspar, Conselheiros do CAE estadual.

Confira aqui o mapa dos municípios catarinenses com CAE’s formados pelo CECANE.

 

MERENDEIRAS

Durante o ano de 2009 foram formadas 231 merendeiras/cozinheiras da alimentação escolar. As formações ocorreram nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em Florianópolis, e beneficiaram a rede municipal e estadual de 11 municípios da Grande Florianópolis: Florianópolis, Águas Mornas, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçú, Canelinha, Governador, Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José eSão pedro de Alcântara.

Confira aqui o mapa dos municípios catarinenses com merendeiras/cozinheiras formadas pelo CECANE.

 

PROFESSORES

A formação de profissionais da educação ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro com 45 professores da rede estadual de Florianópolis, nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em Florianópolis.

 

Atividades Realizadas em 2008

 

No ano de 2008 o CECANE/SC formou 500 atores envolvidos com a alimentação escolar: 161 conselheiros da alimentação escolar, 292 merendeiras/cozinheiras e 47 nutricionistas.

 

CAE´s

As formações de conselheiros foram realizadas nos municípios de Chapecó e Lages, envolvendo 161 conselheiros de 92 municípios.

Confira aqui o mapa dos municípios catarinenses com CAE´s formados pelo CECANE.

 

MERENDEIRAS

Durante o ano de 2008 foram formadas 292 merendeiras/cozinheiras da alimentação escolar, representantes de 7 municípios. As formações foram realizadas nos municípios de Chapecó e Joinville, envolvendo outros municípios da região.

Confira aqui os municípios que participaram das Capacitações de Cozinheiros.

 

NUTRICIONISTAS

 A formação de nutricionistas foi realizada em Florianópolis, com participação de 47 profissionais da nutrição com atuação no PNAE, representantes de 55 municípios catarinenses.

Confira aqui a lista de municípios que participaram da Capacitação de Nutricionistas.

 

Além disso, diversos município catarinenses receberam capacitação de conselheiros, merendeiras e nutricionistas, no ano de 2007, ministrada pelo CECANE-UFRGS.

 

 

 

 

 

 

Certificados

  Acesse aqui seu certificado de participação
em formações e encontros do CECANE/SC

(Após 2011)

        
       

 

 

 

 

Imagem resultado assessores

Resultado da seleção dos assessores - Edital 001/2017

Parceiros
Logo FNDE Logo UFSC
Parceiros

Polvo