cabecalho cecanesc

Pesquisa Nacional de Monitoramento dos Produtos da Agricultura Familiar e Alimentos Orgânicos no PNAE

Pesquisa realizada em: 2014-2015

 

Objetivo GeralAnalisar a evolução na utilização dos alimentos e produtos provenientes da agricultura familiar e dos alimentos orgânicos na alimentação escolar em todos os municípios e estados brasileiros no ano de 2013.

Metodologia: O tipo de estudo proposto consistiu em um censo realizado em 2014 com os municípios brasileiros (n= 5.570). No entanto, no decorrer da coleta de dados houve a necessidade de realizar o cálculo amostral a nível nacional, regional e estadual para obter a representatividade dos dados. O cálculo amostral foi obtido por meio do software de licença livre chamado OpenEpi – Estatísticas epidemiológicas de código aberto para a Saúde Pública.

Coleta de dados: Os dados foram coletados por meio eletrônico (questionário online). Para padronização da coleta de dados, foi elaborado um roteiro de procedimentos. Cada pesquisadora ficou responsável por um endereço de e-mail criado no provedor de serviços de rede Gmail (http://www.gmail.com) com a finalidade de divulgação da pesquisa, esclarecimento de dúvidas de respondentes e comunicação com municípios e estados. Em virtude da limitação de envios desse provedor, foram enviados diariamente, por pesquisadora, cerca de quinhentos e-mails, solicitando principalmente a participação na pesquisa. Os e-mails eram constituídos por texto padrão contendo o link que direciona para o questionário online.

Principais resultados: A coleta de dados da pesquisa teve início no dia 1º de abril de 2014 e foi encerrada em 29 de agosto de 2014. A seguir serão apresentados os resultados referentes à investigação realizada com os municípios e estados brasileiros. Foram respondidos 4.215 questionários, representando 75,7% dos municípios brasileiros referentes às secretarias municipais e 96,3% de respondentes referentes às secretarias estaduais, sendo estes percentuais representativos da população brasileira. Com relação à coleta de dados realizada com as secretarias estaduais, obteve-se resultado positivo, uma vez que, todas responderam exceto a de Roraima.

Aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar no Brasil: Comparação entre as pesquisas de 2012 e 2014

O número de municípios que adquire alimentos da agricultura familiar no Brasil aumentou três pontos percentuais entre os anos de 2012 e 2014. O maior aumento foi observado na região Sudeste com sete pontos percentuais e o menor na região Nordeste de um ponto percentual. A região Sul manteve o percentual de 96% de municípios adquirindo alimentos da agricultura familiar entre os anos de 2012 e 2014.

Quanto às dificuldades de aquisição de alimentos da agricultura familiar, as principais foram relacionadas à variedade e à quantidade insuficiente de alimentos da agricultura familiar, à falta de documentação e à dificuldade na distribuição dos alimentos. Ao se comparar os resultados das pesquisas, observou-se que houve redução das dificuldades encontradas, especialmente com relação à quantidade insuficiente, que apresentou redução de 35%. A menor redução (21%) foi observada com relação à dificuldade na distribuição dos gêneros.

Em relação à aquisição de alimentos orgânicos, as principais dificuldades assinaladas também foram relacionadas à variedade e à quantidade insuficientes de gêneros, à falta de documentação e à dificuldade na distribuição. Comparando-se as pesquisas realizadas em 2012 e 2014, foi observada redução das dificuldades de aquisição de alimentos orgânicos, principalmente com relação à quantidade insuficiente com redução de 34%. A menor redução (12%) foi observada com relação à dificuldade na distribuição. O relato da falta de documentação como dificuldade para a aquisição de alimentos orgânicos não apresentou variação entre 2012 e 2014.

Considerações finais: Ao comparar os dados das pesquisas de 2012 e 2014 foi observado o aumento na aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para o PNAE, assim como o número de municípios com nutricionista RT e o percentual de municípios que afirma realizar ações educativas. O contrário ocorreu com a aquisição de alimentos orgânicos que teve redução no percentual de aquisição, mesmo com a diminuição do percentual de municípios alegando dificuldades na aquisição. Neste sentido, acredita-se que a formação de profissionais deve oportunizar que se percebam como agentes promotores da saúde para que entendam seu papel político para transformação social. E para que incorporem em sua prática profissional ações que avancem para a preservação da cultura alimentar, respeitando a sazonalidade da produção de alimentos, a sustentabilidade ambiental, entre outros aspectos relacionados a SAN, que podem influenciar na ampliação da aquisição alimentos orgânicos. Outro aspecto relevante é que, talvez, o período de dois anos não seja o suficiente para refletir mudanças induzidas por políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e produção de alimentos orgânicos, embora proporcionem resultados para instrumentalizar a gestão para promoção do DHAA e da SAN.Diante destes resultados, e da importância da aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar e alimentos orgânicos, considera-se importante o incentivo de pesquisas (censos) com periodicidade adequada a fim de realizar o diagnóstico situacional e propor intervenções.

 

Abaixo alguns trabalhos científicos elaborados a partir dos dados da "Pesquisa Nacional de Monitoramento dos Produtos da Agricultura Familiar e Alimentos Orgânicos no PNAE"

 

Selecao pro Bolsas 2018__IMAGEM

Confira o Edital de seleção de bolsa para o ProBolsas

Acesse aqui o edital e participe

Selecao RESULTADO FINAL Bolsista extensão 005/2018__IMAGEM

O resultado final do processo seletivo de 

bolsistas de extenção para o CECANE/SC.

Edital 005/2018 está disponível

Clique aqui e confira.

Formacao NTR EAD 2018 

ATENÇÃO: Formação para Nutricionistas. Saiba mais e participe.

 

Resultado Final IMAGEM__003/2018

Confira o Resultado Final Edital 003/2018

Resultado Final IMAGEM__002/2018

Confira o Resultado final Edital 002/2018

Edital 004/2018 - pesquisadores IMAGEM

Informações sobre a seleção, confira aqui

Resultado Final IMAGEM__001/2018

Confira o Resultado Final do Edital 001/2018

Certificados

Acesse aqui seu certificado de participação 
em formações e encontros do CECANE/SC

(Após 2011)

 

 

 

 

Parceiros
Logo FNDE Logo UFSC
Parceiros

Polvo