Centro Colaborador em
Alimentação e Nutrição do Escolar
de Santa Catarina


 

Eventos


Eventos desenvolvidos em 2008

Durante o ano de 2008 foram oferecidos seis seminários, com diferentes assuntos a serem debatidos com profissionais e sociedade civil sobre experiências exitosas do PNAE no Estado.

O primeiro seminário de 2008 foi realizado no mês de Abril, contou com a presença de 65 pessoas, representantes dos municípios Catarinenses de Itapema, Palhoça, Balneário Camboriú, Rio Negrinho, Urussanga, São José, Angelina, Coronel Martins, Jupiá, Gaspar, Blumenau, Ascurra, Guaramirim, Porto Belo, Guabiruba, Matos Costa, Florianópolis, Iomerê, Criciúma, Alfredo Wagner; além de Brasília, Curitiba e Boa Vista. Após debaterem, os participantes citaram que dentre as vantagens e desvantagens na gestão pública estão: o maior controle social das verbas públicas e entraves políticos, respectivamente. Em relação às vantagens da terceirização foi citada a facilidade da contratação imediata de nutricionistas e como desvantagem, a priorização do lucro.

O segundo seminário ocorrido em maio de 2008, cujo debate permeou a atuação dos CAE’s, notou-se que o evento foi de grande valia aos participantes envolvidos, pois a experiência possibilitou avanços na atuação do CAE’s. Além disso, os participantes avaliaram ao final, a necessidade deste ser um processo contínuo e permanente, e ressaltaram que a criação do CECANE foi um ganho importante para o país.

Em junho de 2008, foi realizado o terceiro seminário com o tema “A atuação do nutricionista”. Foram realizadas palestras, mesa redonda e oficinas de trabalho discutindo a atuação do profissional Nutricionista na alimentação escolar. A mesa redonda contou com a participação dos representantes do CRN 2 (CRN então responsável pelo estado de Santa Catarina) e dos palestrantes. Houve a discussão da resolução 358/2005 do CFN, e com isso, a elaboração de um documento com sugestões que será encaminhado ao CRN 2, CFN, Sindicato dos Nutricionistas/SC e FNDE. Além disso, alguns temas de oficinas apresentados foram: “Teoria da atividade e teoria da aprendizagem contextualizando a educação nutricional no âmbito escolar” e “O estimulo a uma alimentação saudável através do uso da literatura infantil: Contação de histórias”.

O quarto seminário realizado, “hortas escolares”, contou com a participação de profissionais nutricionistas, pedagogos e agrônomos oriundos de 10 municípios de Santa Catarina.
No mês de novembro de 2008 ocorreram dois seminários: nos dias 06 e 07 sobre alimentos orgânicos e outras alternativas no auditório do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Santa Catarina, e nos dias 27 e 28 sobre atenção para grupos especiais (Diabetes, Celíacos e Indígenas) no auditório da Biblioteca Universitária da UFSC.

Eventos desenvolvidos em 2009

Durante o ano de 2009 foram oferecidos entre palestras e mini-cursos seis eventos.


Em maio foi realizado a primeira oficina com o tema “Contação de histórias: a literatura infantil como estímulo à alimentação saudável”, tendo como palestrante a pedagoga e secretaria da educação do município de Chapecó, Eva Trierveiler do Nascimento.

“Teoria da atividade e da aprendizagem: contextualizando a educação nutricional no âmbito escolar” foi asegunda oficina realizada em agosto de 2009 ministrada pela nutricionista do município de Iomerê, Karine Andréa Albiere.
Em setembro de 2009 a secretária da educação do município de Florianópolis realizou a terceira oficina com o tema “implantação de programas para grupos especiais nas escolas – possibilidades e dificuldades”.

Em novembro foi realizada a quarta e ultima oficina do ano de 2009 com o agrônomo Natal João Magnanti, com o tema, “a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a educação popular em Santa Catarina.
Ainda em 2009 foi realizado o primeiro mini-curso com a nutricionista Fabiane Fabris em junho de 2009 com o tema “estruturação de padarias nas escolas – resgate da cultura alimentar das crianças”.

Já segundo mini-curso teve como tema “cultivo de alimentos agroecológicos para alimentação escolar”, foi realizado em outubro e ministrado pela nutricionista Elaine de Azevedo de Palhoça.


Clique aqui e veja imagens dos eventos realizados em 2008 e 2009 pelo CECANE/SC

 

Certificados

  Acesse aqui seu certificado de participação
em formações e encontros do CECANE/SC

(Após 2011)

        
       

 

 

 

 

Imagem resultado assessores

Resultado da seleção dos assessores - Edital 001/2017

Parceiros
Logo FNDE Logo UFSC
Parceiros

Polvo